ACTIVIDADE DOCENTE 2010/11

- Professor Auxiliar a tempo integral da Universidade Lusíada de Lisboa - cadeiras de: Organizações Criminosas (2º. Semestre do 2º. ano) e Terrorismo (1º. Semestre do 3º. ano), ambas da Licenciatura em Políticas de Segurança.

- Professor Auxiliar (a tempo parcial) da Universidade Lusíada do Porto, onde leciona a cadeira "Criminalística e Investigação Criminal, na Licenciatura em Criminologia (1º Semestre 2º ano).

- Professor Auxiliar Convidado (a tempo parcial) do ISCS/EM- Instituto Superior de Ciências da Saúde "Egas Moniz" (Monte da Caparica), na Licenciatura de Ciências Forenses e Criminais. Regente da Cadeira de “Análise da Cena do Crime II” (1º. ano - 2º. Semestre), onde lecciona o módulo de Criminalística. Membro do Conselho Científico da respectiva Licenciatura e da Comissão de Ética do referido Instituto.

- Co-coordenador de uma das Unidades Curriculares e Professor das cadeiras de Terrorismo/Violência Religiosa (9 de Novembro de 2010) e de Criminalista/Polícia Científica (15 de Março de 2011) do 7º. Curso de Mestrado em Direito e Segurança, organizado pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

- Professor da cadeira "Tolerância e intolerância étnica, religiosa e social" do Mestrado "Segurança, Defesa e Resolução de Conflitos" e da cadeira de Laboratório de Policia Cientifica da pós-graduação em criminologia, ambas no ISCIA (Aveiro) -. Membro do respectivo Conselho Técnico-Científico.

 

 

A Alquimia, os novos alquimistas e as novas espiritualidades



Um Outro Olhar - A Face Esotérica da Cultura Portuguesa

Fernando Pessoa e os Mundo Esotéricos
3ºEdição


Os Jardins Iniciáticos da Quinta da Regaleira

 

BIBLIOGRAFIA

Livros:

- "A Alquimia, os novos alquimistas e as novas espiritualidades"

Lançamento do meu livro (na Ésquilo) "A Alquimia, os novos alquimistas e as novas espiritualidades" - adaptação da minha Tese de Doutoramento - a 11 de Maio às 19h no Corte Inglês. Lançamento da 3ª. edição de "Os Jardins Iniciáticos da Quinta da Regaleira" (também na Ésquilo) em data a anunciar (próxima da Feira do Livro).

 

- Um Outro Olhar - A Face Esotérica da Cultura Portuguesa

 

- "Fernando Pessoa e os Mundo Esotéricos", Ésquilo, 3º Edição

 

- "Mozart e os Mistérios Iniciáticos (com o libreto da Flauta Mágica)"
Maria do Sameiro Barroso, José Manuel Anes (Mozart, a Música e a Maçonaria) e Paulo Loução, Janeiro de 2007 [+]

- "Inquisição Portuguesa: Tempo, Razão e Circunstância". Autores diversos, coordenação de Luís Filipe Barreto, José Augusto Mourão, Paulo de Assunção, Ana Cristina da Costa Gomes, José Eduardo Franco, Ed. Prefácio, Lisboa - São Paulo, Janeiro de 2007. Inclui o meu artigo "As atribulações do Hipólito José da Costa (1774-1823): um grande nome da Maçonaria portuguesa e da imprensa brasileira, preso por Pena Manique e interrogado pela Inquisição" (pp. 45-55)

- "Arte, História e Arqueologia - Homenagem a J. Pais da Silva"
Diversos autores, coordenação de Pedro G.Barbosa, Ésquilo, Dezembro de 2006, inclui o meu artigo "O Sagrado, a religião e a violência". (pp.297-304)

- "Os Evangelhos 2007 Comentados"
Diversos autores, editores José Calos Calazns, José Sousa Machado (autor e introdução), Paulo Mendes Pinto, Prefácio de Adel Yussef Sidarus, Posfácio de Carlota Mantero, Edições O Firmamento, Novembro de 2006. Inclui o meu comentário ao Evangelho de Lucas, 14, 25-33, para o Domingo 9 de Setembro de 2008 (ano C)

- "Teias do Terror - Novas Ameaças Globais", Ésquilo
Novo Livro em co-autoria.

NOTA DO EDITOR
Este livro pretende fornecer uma introdução actualizada ao tema «Terrorismo e terrorismos: as novas ameaças globais», reunindo a contribuição dos quatro especialistas de diferentes áreas, os quais foram docentes dos cursos com o mesmo título, realizados no 1º. Semestre de 2006, na Reitoria da Universidade de Lisboa, numa organização da Fundação da Universidade de Lisboa, com a coordenação organizativa do especialista em História Militar, Professor Doutor Pedro Gomes Barbosa, da Faculdade de Letras da mesma Universidade. É de referir que todos os docentes são membros do OSCOT – Observatório de Segurança, Crime Organizado e Terrorismo, presidido pelo Prof. Dr. Rui Pereira, da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Direito, ex-Director do SIS, ex-Secretário de Estado da Administração Interna e que actualmente dirige a Unidade de Missão para a Reforma do Processo Penal. Os outros docentes são o Prof. Dr. José Manuel Anes – Criminalista e especialista em Violência Religiosa, que é docente (como os anteriores) no curso de pós-graduação e Mestrado em Estudos Avançados em Direito e Segurança que tem lugar na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com o OSCOT, e docente ainda dum curso de especialização sobre «Violência Religiosa Contemporânea», no Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa –, e o Dr. Miguel Sanches de Baêna, diplomata (na disponibilidade em serviço), Prof. no 3º grupo de cadeiras da Universidade Técnica (Sociologia e Ciência Política), e especialista de antiterrorismo e de contraterrorismo.
De referir ainda que este volume inclui, por último, a conferência inaugural do primeiro curso, proferida pelo Comandante António Silva Ribeiro do Instituto Superior Naval de Guerra e também membro do OSCOT.

-Préfacio ao livro de Rémi Boyer
"La Franc-Maçonnerie comme Voie d'Éveil", publicada em Junho de 2006, pela Ed. Rafael de Surtis/Editinter, Monts, França.

-Prefácio ao livro de Jorge Matos
"O pensamento maçónico de Fernando Pessoa", publicado em Abril de 2006 em nova edição, na Editora "Sete Caminhos", Lisboa.

- Participação no opúsculo "Messianismo"
Com Helena Longrouva, Paulo Brito e Abreu José Manuel Fernandes, publicado em Fevereiro de 2006, pela Editora "Apenas", Lisboa

- “Os Jardins Iniciáticos da Quinta da Regaleira” – Lisboa, Ésquilo
Apresentação dia 6 de Dezembro às 19.00h no Salão Nobre do Teatro Nacional D.Maria II, apresentação do Prof. Doutor Pedro Gomes Barbosa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Profª. Doutora Helena Barbas da F.C.S.H da Universidade Nova de Lisboa.
- Site da Ésquilo
- Encomendar



- “Grandes Figuras do Esoterismo em Portugal: das raízes ao começo do séc.XX” – Lisboa, Ésquilo, será publicado Nov/Dez 2005

- "Fernando Pessoa e os Mundo Esotéricos", Ésquilo, Novembro 2004

- "Re- criações herméticas II" inclui: "Os Jardins Iniciáticos da Regaleira" e "Simbolismos das Festas do Ciclo Anual", Hugin, Novembro 2004

- "Re-criações Herméticas", Hugin ed., Lisboa, 1º. ed. 1996, 2ª. ed. 1997

- “Maçonaria Regular – Maçonaria Universal” – Hugin, Lisboa, 2003.

- “O Esoterismo da Quinta da Regaleira“ (entrevista conduzida por Vitor Mendanha), Hugin, Lisboa, 1e éd.1998, 2e éd. 2000; 3ª. Ed., 2002; 4ª. Ed. 2003.

Em co-autoria:

-Préfacio ao livro de Rémi Boyer
"La Franc-Maçonnerie comme Voie d'Éveil", publicada em Junho de 2006, pela Ed. Rafael de Surtis/Editinter, Monts, França.
-Prefácio ao livro de Jorge Matos
"O pensamento maçónico de Fernando Pessoa", publicado em Abril de 2006 em nova edição, na Editora "Sete Caminhos", Lisboa.
- "Teias do Terror - Novas Ameaças Globais", Ésquilo, 2006
- “As Tentações de Bosh e o Eterno Retorno”, Lisboa, Museu de Arte Antiga, 1994;
- “Poesia e Ciência”, Lisboa, Cosmos/GUELF, 1994;
- “Caos e Meta-Psicologia”, Lisboa, Fenda/ISPA, 1994;
- “Religião e ideal maçónico”, Lisboa, ISER, 1990);
- “Seminário sobre Newton”, Évora, Universidade de Évora/CEHFC, 1995;
- "Masoneria y religión", Madrid, Ed. Complutense, 1996;
- “A Vivência do Sagrado”, Lisboa, Hugin, 1998,
- “A Quinta da Regaleira: história, símbolo e mito”, Fundação Cultursintra, 1998;
- “Portugal Misterioso”, Lisboa, SRD, 1998;
- "L'Âme secrète du Portugal", Paris, L'Originel, nº 9, 2000;
- “L’Homme à venir - Mémoire du XXe.siècle – nº.2”, Paris, Rocher, 2000;
- “Discursos e práticas alquímicas - I”, Lisboa, Hugin/CICTSUL, 2001;
- “Esoterismo e Humanidades” –Colibri/Faculdade de Letras de Lisboa, 2001;
- “Discursos e práticas alquímicas – II” – Lisboa, Hugin/CICTSUL, 2002;
- “O Homem do futuro – um ser em construção” – São Paulo –Br., Triom/USP, 2002;
- “A Creação – La Création” – Lisboa, Atalaia/Intermundos, 2003;
- “Le Sacré aujourd’hui – Paris, Éditions du Rocher (no prelo). Edição anulada pelos novos proprietários da Editora.
-"Templiers: les yeux du baphomet" - Monts, Rafael de Surtis/Éditinter, 2004

 

Artigos e comunicações


-
Auto-sacrifício no terrorismo suicida islâmico, Texto incluído na obra colectiva "La mort aujourd'hui", Ed. Rocher, Paris, no prelo. [+] (edição anulada pelos novos proprietários da Editora).
- Conferência sobre Prevenção e Segurança Urbana, Intervenção na cerimónia de constituição do Fórum Português da Prevenção e Segurança Urbana na Câmara Municipal de Loures a 1 de Setembro de 2005: [+]
Notícia relacionada: [+]
- Aguarda ainda publicação das suas comunicações ao colóquios sobre “O Imaginário” (Congresso dos Jovens Filósofos, Fundação Calouste Gulbenkian, 2000) e “Fernando Pessoa, o Esoterismo e Aleister Crowley” (C.M. Cascais, 2000), este último na Hugin Editores.