ACTIVIDADE DOCENTE 2010/11

- Professor Auxiliar a tempo integral da Universidade Lusíada de Lisboa - cadeiras de: Organizações Criminosas (2º. Semestre do 2º. ano) e Terrorismo (1º. Semestre do 3º. ano), ambas da Licenciatura em Políticas de Segurança.

- Professor Auxiliar (a tempo parcial) da Universidade Lusíada do Porto, onde leciona a cadeira "Criminalística e Investigação Criminal, na Licenciatura em Criminologia (1º Semestre 2º ano).

- Professor Auxiliar Convidado (a tempo parcial) do ISCS/EM- Instituto Superior de Ciências da Saúde "Egas Moniz" (Monte da Caparica), na Licenciatura de Ciências Forenses e Criminais. Regente da Cadeira de “Análise da Cena do Crime II” (1º. ano - 2º. Semestre), onde lecciona o módulo de Criminalística. Membro do Conselho Científico da respectiva Licenciatura e da Comissão de Ética do referido Instituto.

- Co-coordenador de uma das Unidades Curriculares e Professor das cadeiras de Terrorismo/Violência Religiosa (9 de Novembro de 2010) e de Criminalista/Polícia Científica (15 de Março de 2011) do 7º. Curso de Mestrado em Direito e Segurança, organizado pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

- Professor da cadeira "Tolerância e intolerância étnica, religiosa e social" do Mestrado "Segurança, Defesa e Resolução de Conflitos" e da cadeira de Laboratório de Policia Cientifica da pós-graduação em criminologia, ambas no ISCIA (Aveiro) -. Membro do respectivo Conselho Técnico-Científico.

 

 

A Alquimia, os novos alquimistas e as novas espiritualidades



Um Outro Olhar - A Face Esotérica da Cultura Portuguesa

Fernando Pessoa e os Mundo Esotéricos
3ºEdição


Os Jardins Iniciáticos da Quinta da Regaleira

 

Actividade docente e de investigação

- Docente convidado da cadeira de Antropologia da Religião e do Ritual (nos anos 2000/01 e 2001/02 com a denominação de Antropologia da Religião e em 2004/05 e 2005/06, com a denominção actual), do Departamento de Antropologia (cujo coordenador tem sido o Prof. Doutor Yaney Casal) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa – FCSH/UNL), Faculdade onde vai entregar, em breve, a sua Tese de Doutoramento em Antropologia Social e Cultural (na área de Novos Movimentos Religiosos – NMR), orientada pelo Prof. Doutor A. Mesquitela Lima.

- Docente da cadeira de Violência Religiosa do curso “Terrorismo e Terrorismos”, organizados pelo Prof. Doutor Pedro G. Barbosa (outros docentes: Mestre Rui C. Pereira e Lic. Miguel Sanchez de Baena), a realizar, em Outubro de 2005, na Reitoria da Universidade de Lisboa.

- Colaborador de investigação do ISER – Instituto de Sociologia e Etnologia da Religiões (presidido pelo Prof. Doutor Moisés Espírito Santos, onde integra o Núcleo de Estudos de Novos Movimentos Religiosos (NMR): no ISER é também docente de um curso livre sobre temáticas relacionadas com os NMR e as Espiritualidades Alternativas que se realiza, anualmente, entre Fevereiro e Junho.

- Colaborador dos Grupos de Estudos sobre Terrorismo e Violência Religiosa do OSCOT – Observatório de Segurança, Crime Organizado e Terrorismo (presidido pelo Dr. Rui C. Pereira), de que é um dos Vices-Presidentes; docentes das cadeiras de Violência Religiosa e de Criminalística do curso de Pós-graduação e Mestrado em Segurança Interna, organizado pela Faculdade de Direito de Lisboa da UNL e pelo OSCOT (curso dirigido pelo Prof. Doutor Bacelar Gouveia e pelo Dr. Rui Pereira), que decorrerá em 2006 na Universidade Nova de Lisboa (Campolide)