ACTIVIDADE DOCENTE 2010/11

- Professor Auxiliar a tempo integral da Universidade Lusíada de Lisboa - cadeiras de: Organizações Criminosas (2º. Semestre do 2º. ano) e Terrorismo (1º. Semestre do 3º. ano), ambas da Licenciatura em Políticas de Segurança.

- Professor Auxiliar (a tempo parcial) da Universidade Lusíada do Porto, onde leciona a cadeira "Criminalística e Investigação Criminal, na Licenciatura em Criminologia (1º Semestre 2º ano).

- Professor Auxiliar Convidado (a tempo parcial) do ISCS/EM- Instituto Superior de Ciências da Saúde "Egas Moniz" (Monte da Caparica), na Licenciatura de Ciências Forenses e Criminais. Regente da Cadeira de “Análise da Cena do Crime II” (1º. ano - 2º. Semestre), onde lecciona o módulo de Criminalística. Membro do Conselho Científico da respectiva Licenciatura e da Comissão de Ética do referido Instituto.

- Co-coordenador de uma das Unidades Curriculares e Professor das cadeiras de Terrorismo/Violência Religiosa (9 de Novembro de 2010) e de Criminalista/Polícia Científica (15 de Março de 2011) do 7º. Curso de Mestrado em Direito e Segurança, organizado pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

- Professor da cadeira "Tolerância e intolerância étnica, religiosa e social" do Mestrado "Segurança, Defesa e Resolução de Conflitos" e da cadeira de Laboratório de Policia Cientifica da pós-graduação em criminologia, ambas no ISCIA (Aveiro) -. Membro do respectivo Conselho Técnico-Científico.

 

 

A Alquimia, os novos alquimistas e as novas espiritualidades



Um Outro Olhar - A Face Esotérica da Cultura Portuguesa

Fernando Pessoa e os Mundo Esotéricos
3ºEdição


Os Jardins Iniciáticos da Quinta da Regaleira

 

- Foi iniciado Maçon no Grande Oriente Lusitano, em 1988, tendo saído em 1990, para constituir a Grande Loja Regular de Portugal-GLRP, onde fundou a Loja “Quinto Império” e onde foi sucessivamente, até finais de 1996, Grande Inspector, Assistente de Grão Mestre e Vice Grão-Mestre. A partir de 1997, passou a integrar a Grande Loja Legal de Portugal/GLRP – potência regular internacionalmente reconhecida pela Maçonaria Universal – de que é, a partir dos começos de 2001, o actual Grão Mestre (até Março de 2004).

- Foi de 1995 a 2000, Grão Prior do Grande Priorado Independente da Lusitânia da Ordem dos CBCS (altos graus do Rito Escocês Rectificado).

- É CBCS-Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa (armado na Prefeitura de Genève do Grande Priorado Independente da Helvécia de que é Membro de Honra), Cavaleiro maçónico de Malta - KM (armado no Grande Priorado da Gálias, em Paris), do Grande Priorado de Inglaterra e Gales) e 33º. Grau do Rito Escocês Antio e Aceite (Supremo Conselho para Portugal).

- É membro do Supremo Grande Capítulo do Arco Real de Portugal e do Conselho Críptico para Portugal (Mestres Reais e Escolhidos) – altos graus do Rito de York. É ainda Cavaleiro do Conclave “Henrique de Borgonha” do Grande Conclave Imperial para a França da Ordem Maçónica e Militar da Cruz Vermelha de Constantino e das Ordens do Santo Sepulcro e de S. João Evangelista. É IXº. Grau e membro honorário do Colégio dos “Supreme Magus” da Sociedade Rosacruciana dos EUA (“Societas Rosacruciana in Civitatibus Foederatis”) e ainda membro da “Societas Rosacruciana in Lusitania (SRIL).

- É membro de honra da Loja “Oldest Ally” da Grande Loja Unida de Inglaterra, Companheiro do Arco Real inglês (Capítulo “Benaventa” de Northamptomshire), Cavaleiro Templário – Knight Templar (Capítulo “Holy Cross” de Northamptonshire, “Supreme Ruler” da Ordem inglesa do “Secret Monitor” e do Conclave “Olissipus Fidelis” (a Oriente de Lisboa) da OSM, Cavaleiro Rosa Cruz da Ordem Real da Escócia (Grande Loja de Edimburgo), Maçon de Marca e do “Royal Ark Mariner” da Loja “Rose and Lilly” de Londres, membro (do Grand Master’s Council, em Londres) dos Allied Masonic Degrees e Knight Templar Priest do Tabernáculo “London Freemen” (só para cidadãos de Londres ou honorários). Ingressará em Fevereiro de 2004 na Sociedade maçónica inglesa dos Operatives (Grand Master’s Assemblage). É membro da Scotish Rite Research Society dos EUA.

- É detentor das mais altas distinções do Grande Oriente do Brasil – GOB, entre as quais, a Condecoração da “Estrela da Distinção Maçónica” (Conferida pelo Grão Mestre Geral do GOB), Diploma e Medalha de Honra ao Mérito “Gonçalves Ledo” (Conferida pelo Grão Mestre do Grande Oriente do Estado de São Paulo, federado ao GOB), Medalha do Mérito “Presidente Ivo Ramos de Mattos” (Conferida pela Assembleia Estadual Legislativa do Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro, federado ao GOB) e Medalha “Jubileu de Prata do GOERJ– 2003” (Conferida pelo Grão Mestre do Grande Oriente do Estado de São Paulo, federado ao GOB). É ainda detentor da Medalha do “Mérito Montezuma” do Supremo Conselho para o Brasil do Supremo Conselho do Grau 33 do REAA (atribuida pelo Soberano Grande Comendador). É Grande Oficial de Honra da Grande Loja Real de Marrocos.

- É Grande Representante da Grande Loja do Estado de Nova Jersey (EUA) , junto da GLLP/GLRP, e da Grande Loja da Suécia junto do Grande Priorado Independente da Lusitania.